Magia: Bola de Raio

Magia no Advanced Player’s Guide, tradução livre.

Ball Lightning

Escola: evocação (ar, eletricidade); Nível: Druida 4, Feiticeiro/Mago 4.
Tempo de conjuração: 1 ação padrão.
Componentes: V, G, M/FD (um anel de ferro pequeno).
Alcance: médio (30m [100ft] + 3m [10ft] por nível).
Efeito: duas ou mais esferas de 1,5m [5ft] de diâmetro.
Duração: 1 rodada por nível.
Teste de resistência: Reflexos nega; Resistência a magia: Sim.

Você cria dois globos de eletricidade que voam em qualquer direção que você indicar. Para cada nível de conjurador acima do sétimo, você cria um globo de raio adicional (3 globos no nível 11, 4 globos no nível 15, e o máximo de 5 globos no nível 19). Esses globos voam numa velocidade de 6m [20ft] por rodada e tem manobrabilidade perfeita. Vento não afeta o curso de uma esfera voadora.

Se um globo entra num espaço ocupado por uma criatura, ele para de se mover por aquela rodada e dá 3d6 pontos de dano de eletricidade naquela criatura; um teste de resistência de Reflexos nega esse dano. Criaturas usando armadura de metal têm -4 de penalidade nesse teste de resistência.

Cada globo se move quando você o comanda ativamente (comandar todas as esferas criadas pela conjuração de uma magia de Bola de Raio é uma ação de movimento); as esferas ficam paradas caso você não dê nenhum comando. Esses globos não tem massa e não podem empurrar criaturas nem mover objetos sólidos. Um globo de Bola de Raio desaparece se exceder o limite de alcance da magia.

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