Advogada de Regras: Ativação de Itens Mágicos

Taí uma belezinha de regra que todo mundo esquece na hora do combate: ativação de ‘itens maravilhosos’ é uma ação o quê? Isso mesmo, ação padrão.

A discussão pode ir longe, eu acho. Afinal, se é padrão, como que pode ‘acidentalmente’ acontecer numa ‘conversa normal’? E se você tem mais de um item, vai ficar ativando eles todos e quando vai ver, acabou o combate? Eu acho que vale uma regra da casa aí, mas enfim.

Vamos ao texto (tradução livre).

Ativação

Itens maravilhosos são geralmente ativados pelo usuário ou ativados por uma palavra de comando, mas detalhes variam dependendo do item.

Palavra de comando: se a ativação do item é “comando” ou se não há método de ativação sugerido na descrição do item ou pela natureza do item, assuma que uma palavra de comando é necessária para ativar o item. Ativação por palavra de comando significa que o personagem fala a palavra e o item é ativado. Nenhum outro conhecimento especial é necessário.

Uma palavra de comando pode ser uma palavra real, mas quando for este o caso, o detentor do item corre o risco de ativar o item acidentalmente ao falar a palavra numa conversa normal. É mais frequente que a palavra de comando não tenha sentido, ou seja uma palavra ou frase de um idioma antigo. Ativar um item mágico usando palavra de comando é uma ação padrão que não gera ataque de oportunidade.

Às vezes uma palavra de comando para ativação de um item está escrita no próprio item. Ocasionalmente, pode estar escondida num desenho ou padrão inscrito, esculpido ou elaborado dentro do item, ou o item pode conter alguma pista sobre qual é a palavra de comando.

As perícias ‘conhecimento arcano’ e ‘conhecimento de história’ podem ser úteis para identificar palavras de comando ou decifrar pistas sobre elas. Em tais casos, um teste com CD 30 é necessário para encontrar a palavra. Se o teste falha, um segundo teste com CD 25 pode dar uma pista. As magias ‘detectar magia’, ‘identificação’ e ‘analizar dweomer’ podem revelar palavras de comando se as propriedades do item forem identificadas com sucesso.

Ativação pelo usuário: esse tipo de item só precisa ser usado para ser ativado. Um personagem precisa beber uma poção, balançar uma espada, erguer um escudo para desviar um golpe, olhar através de uma lente, salpicar um pó, usar um anel ou colocar um chapéu. Ativação pelo usuário é geralmente simples, direta e auto-explicativa.

Muitos itens com ativação pelo usuário são objetos que um personagem usa ou veste. Itens de funcionamento contínuo são quase sempre itens que um personagem veste. Alguns precisam apenas estar na posse do jogador (ou seja, em sua pessoa). No entanto, alguns itens feitos para serem vestidos ainda precisam ser ativados. Apesar dessa ativação às vezes precisar de uma palavra de comando (ver acima), geralmente significa mentalmente ativar o item. A descrição do item diz se uma palavra de comando é necessária em cada caso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s